O Carnaval brasileiro é conhecido mundialmente como uma das maiores festas do planeta, e os blocos de rua são o coração dessa celebração. Milhões de foliões invadem as ruas do país com muita música, fantasias e animação. Mas você sabe quais são os maiores blocos de Carnaval do Brasil? Vamos conferir!
1. Galo da Madrugada (Recife, Pernambuco)
Reconhecido pelo Guinness Book como o maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada arrasta mais de 2 milhões de foliões pelas ruas de Recife. Com ritmos como frevo e maracatu, o bloco é símbolo da cultura pernambucana e abre o Carnaval sempre na manhã do sábado.
2. Cordão da Bola Preta (Rio de Janeiro, RJ)
Um dos blocos mais tradicionais do Rio, o Cordão da Bola Preta reúne foliões de todas as idades no centro da cidade. Fundado em 1918, é famoso por suas marchinhas clássicas e por atrair multidões que superam 1 milhão de pessoas.
3. Bloco das Poderosas (Rio de Janeiro, RJ)
Criado pela cantora Anitta, o Bloco das Poderosas já se tornou um dos maiores do país. Misturando pop, funk e axé, atrai cerca de 1 milhão de pessoas ao Rio de Janeiro, com muitos famosos e turistas internacionais marcando presença.
4. Bloco do Timbalada (Salvador, Bahia)
Em Salvador, os blocos de trio elétrico são a alma do Carnaval, e o Bloco do Timbalada é um dos mais populares. Conhecido pelo ritmo inconfundível da percussão baiana, ele arrasta multidões pelas ruas da cidade.
5. Galo da Meia Noite (Porto Velho, Rondônia)
Inspirado no Galo da Madrugada, o Galo da Meia Noite é o maior bloco da região Norte do Brasil. Com samba, axé e marchinhas, o bloco se destaca pela alegria e pelas fantasias criativas dos foliões.
6. Acadêmicos do Baixo Augusta (São Paulo, SP)
O Baixo Augusta é um dos blocos mais icônicos de São Paulo, conhecido por seu espírito irreverente e temáticas que promovem diversidade e inclusão. Ele atrai centenas de milhares de pessoas e é símbolo da revitalização do Carnaval de rua paulistano.
7. Ilê Aiyê (Salvador, Bahia)
O Ilê Aiyê é mais do que um bloco; é um símbolo de resistência e cultura afro-brasileira. Fundado no bairro do Curuzu, ele celebra as raízes africanas com músicas, danças e desfiles que encantam Salvador.
8. Orquestra Voadora (Rio de Janeiro, RJ)
Com seu estilo único e fantasias inusitadas, a Orquestra Voadora é um dos blocos mais queridos do Rio. Misturando instrumentos de sopro, percussão e performances teatrais, o bloco encanta tanto os foliões quanto os turistas.
9. Suvaco do Cristo (Rio de Janeiro, RJ)
O nome inusitado faz referência à localização do bloco, que desfila próximo ao braço do Cristo Redentor. Com marchinhas e muita descontração, o Suvaco do Cristo é um dos mais tradicionais blocos cariocas.
10. Eu Acho É Pouco (Olinda, Pernambuco)
Com suas cores vibrantes (vermelho e amarelo) e um dragão como símbolo, o Eu Acho É Pouco é um dos blocos mais famosos de Olinda. Misturando frevo e alegria, ele é perfeito para quem quer curtir a folia nas ladeiras históricas da cidade.